teaching by showing, learning by doing

Como começar a aprender a programar

C

Programar, para além de abrir um novo leque de opções no mercado de trabalho cada vez mais digital, pode ser divertido. Preparei este artigo para quem nunca programou, mas está interessado em aprender e dar às ideias uma existência. Antes de começar, quero avisar que aprender a programar as vezes vai ser chato e monótono trabalhar e fazer código repetitivo e vai ter a cabeça a andar às rodas. Por outro lado, vai ser muito mais divertido aprender e descobrir as infinitas possibilidades do mundo da programação, a magia que se torna real, e passa a ser código. Vai começar a pensar de maneira diferente quando olhar para um computador, ou para qualquer outro dispositivo que é programável. Eles estão em todo o lado.

  1. Google. Saber usar o Google é crucial. Quem sabe pesquisar, sabe tudo. Veja este artigo que vai explicar todas as funcionalidades que pode aproveitar para fazer a sua pesquisa retornar as páginas ou recursos que realmente lhe interessam.
  2. Saber inglês. Todos os programadores sabem inglês, é inevitável. A sorte é que não é preciso ser um guru do inglês. Geralmente com o nível básico de conhecimento de inglês e o Google tradutor consegue realizar o seu trabalho. Para quem não sabe inglês ou sabe e quer melhora-lo, recomendo o Duolingo. Para quem não conhece, o Duolingo é um portal para aprender idiomas estrangeiros, incluindo o inglês. Super fácil e divertido. Hoje em dia só não sabe inglês quem não quer.
  3. Escolha uma linguagem de programação. Programar é como falar, só que em código, e com uma máquina e tal como as primeiras palavras podem ser em português, inglês, chinês ou qualquer outro idioma, os primeiros códigos também podem ser escritos em Java, C#, python ou qualquer outra linguagem de programação. Veja esta wiki que explica o que é uma linguagem de programação.
  4. Encontre um curso para aprender a programar a sua primeira linguagem. Se pesquisar no Google por cursos de programação, vai encontra-los! A comunidade de programadores gosta muito de partilhar e ajudar os que sabem menos sobre um determinado tema. Codecademy é o meu website de eleição quando quero aprender alguma linguagem do zero. No Codecademy aprende-se a programar, imagine, programando. Há muitas linguagens no portal, mas a melhor para si será Java (não é a mais fácil, mas aprendendo Java, vai facilmente aprender muitas outras). Deixo aqui o link  para o curso, é super intuitivo e divertido aprender neste portal.
  5. Crie os seus próprios programas. Depois de algumas aulas e treino, é essencial que tente programar algo usando só o seu código, só a sua cabeça. Começar com uma linha de código, juntar mais umas e logo deparar com um erro pode ser frustrante, mas aqui aprende-se com os erros, na prática, os conceitos mais abstratos aprendem-se com os erros muito mais facilmente, é quando acontece um “click” no cérebro e, de repente, cria-se uma imagem na cabeça de como tudo funciona, e essa imagem, vale mais que muitas palavras.
  6. Aprenda mais alguma linguagem. Com o tempo, vai perceber que quem trabalha com programação, trabalha, necessariamente, com várias linguagens e modelos, por isso conhecer mais uma (duas,três) é um *must have*.
  7. Leia livros de programação. E não estou a falar de livros da faculdade, ou livros da bibliografia de um professor com barba e óculos. Estou a falar de livros recentes, que abordam as mais recentes tecnologias e técnicas na área que aqui gostamos. Enquanto que livros universitários são bons para aprender do nível mais baixo de programação, e ter bases sólidas sobre o funcionamento do computador, eles são muitas vezes desatualizados (a maneira como escrevemos numa linguagem também varia com o tempo, com as versões que aparecem). Como encontrar? Google.
  8. Faça perguntas. O primeiro passo vai ser registar em algum fórum ou portal de perguntas. Para mim, o melhor lugar do mundo para esta finalidade é o StackOverflow. Sempre que pesquisar no Google por algum problema específico de programação, quase de certeza, vai encontrar a resposta no StackOverflow. Recentemente abriu o mesmo portal, mas em português. Tem muito menos conteúdo, mas tem a vantagem de se puder usar o português para fazer as perguntas e depois receber respostas em português pode compensar para os que não sentem à vontade (ainda) em escrever e organizar as suas ideias em inglês.
  9. Praticar. Praticar, praticar e mais uma vez praticar. A prática leva à perfeição, mas também é a única maneira de aprender a programar.

Deixo aqui o “meu guia” para aprender a programar do zero. Pode não ser o melhor, pode não ser o mais correto, mas se ficou com alguma ideia por onde começar, então já não foi em vão.

Conhece algumas maneiras fáceis de começar a programar? Partilhe nos comentários como aprendeu a programar ou como está a pensar em aprender. Vai usar que linguagem?

Sobre o autor

maxim

Programador full-stack júnior. Trabalho com ASP.NET, JavaScript, bases de dados Microsoft SQL, HTML, CSS. Nos tempos livres gosto de aprender sobre cyber-segurança e inteligência artificial.

Por maxim
echo '';
teaching by showing, learning by doing

Sobre mim

Maxim Stratan

Aspirante a programador. Sou criador deste espaço e quero partilhar aqui tudo o que vou aprendendo sobre programação, e outros temas relacionados com as tecnologias de informação.

Patrocinadores

Facebook do blog