teaching by showing, learning by doing

Qual é a diferença entre uma Web App e um Website?

Q

Muitas pessoas que acabaram de começar a aprender programação web têm uma dúvida bastante comum: qual é a diferença entre uma aplicação web e um website? É o número de páginas, o tipo de conteúdo ou o tipo de tecnologias usadas que definem o que o produto em análise é?

defenição de website e web app

Para mim isso pode ser totalmente pessoal e subjetivo, mas eu diria que um website é definido pelo seu conteúdo, enquanto que uma aplicação web é definida por sua interação com o usuário. Ou seja, um site pode constituir um repositório de conteúdo estático que é distribuído a todos os visitantes (isso não implica que não haja processamento de dados, porque estaria-mos a falar de páginas estáticas, igual para todos os utilizadores), enquanto que uma aplicação web depende da interação e requer inputs dos usuários e o processamento desses mesmos dados.

Por exemplo, um site de notícias de futebol seria um “site”, mas uma planilha ou um calendário colaborativo seria uma “aplicação” web. O site de notícias mostra essencialmente a mesma informação para todos os visitantes, enquanto o calendário processa dados individuais. Praticamente, a maioria dos sites com conteúdo em rápida mudança também dependerá de um backend programático (e / ou banco de dados) sofisticado, mas, pelo menos, em princípio, eles apenas são definidos pelo seu output . O aplicativo da Web, por outro lado, é essencialmente um programa que é executado remotamente, e depende fundamentalmente de um processamento e um backend de armazenamento de dados.

Hoje em dia é comum haver um mix entre estes dois conceitos, em que o utilizador pode personalizar a sua experiência pelo website usando uma aplicação que trata de disponibilizar o conteúdo do site de maneira mais pessoal, essa abordagem ajuda a conseguir mais retenção dos visitantes/usuários/clientes.

O que você achou dessa explicação? Estou certo, errado… deixe a sua opinião nos comentários para ajudar os próximos visitantes 🙂

Sobre o autor

maxim

Programador full-stack júnior. Trabalho com ASP.NET, JavaScript, bases de dados Microsoft SQL, HTML, CSS. Nos tempos livres gosto de aprender sobre cyber-segurança e inteligência artificial.

Por maxim
echo '';
teaching by showing, learning by doing

Sobre mim

Maxim Stratan

Aspirante a programador. Sou criador deste espaço e quero partilhar aqui tudo o que vou aprendendo sobre programação, e outros temas relacionados com as tecnologias de informação.

Patrocinadores

Facebook do blog