teaching by showing, learning by doing

Os melhores repositórios de imagens grátis

O

Todos sabemos que há imagens que dizem mais que mil palavras. Na Internet atual, não há nenhum blog de referência que não use imagens nos seus artigos. Se antigamente as páginas web eram apenas texto e tabeas, hoje não é assim e para cativar os visitantes, os artigos têm de ser aradáveis à vista e não só ter um bom conteúdo. A seguir apresento-lhe uma lista com repositórios de images que pode usar como entender, sem pagar um cêntimo e sem a necessidade de colocar referências na maioria deles. Antes de mais, queria dar-lhe a conhecer os seguintes conceitos de licenças:

  • Public Domain – As imagens do domínio público são obras cujos direitos autorais expirararam ou cujos criadores renunciaram a todos os direitos sobre as obras. Estes são gratuitos para uso pessoal ou comercial. Existe apenas uma exceção à política “livre para todos os usos” para fotos de domínio público: se estiver a usar uma imagem de uma pessoa reconhecível, talvez seja necessário obter a sua permissão para usar a foto. Alguns sites que oferecem essas fotos já terão obtido um modelo de lançamento, portanto, em caso de dúvida, consulte o contrato de licença que acompanha a imagem.
  • Creative Commons 0 – CC0 é, de longe, a licença mais flexível: “O CC0 permite que cientistas, educadores, artistas e outros criadores e proprietários de direitos autorais ou conteúdo protegido por uma base de dados renunciem a esses interesses em suas obras e assim colocá-los o quanto mais possível no domínio público para que outras pessoas possam livremente construir, aprimorar e reutilizar as obras para quaisquer fins, sem restrição sob direitos autorais ou lei de banco de dados.

Observe que os sites listados abaixo são todos do Public Domain ou Creative Commons e nenhum exige atribuição. Eu fiz o meu melhor para especificar qual licença cada site usa. No entanto, por favor, faça a sua diligência antes de usar imagens dos sites abaixo, especialmente se planeia usá-los para fins comerciais.

Sites de imagens Creative Commons 0 (CC0) e Public Domain.

    1. Pixabay – base de dados de imagens no domínio público.
    2. New Old Stock – imagens vintage, com origem nos arquivos públicos.
    3. Unsplash – 10 imagem em alta qualidade são publicadas a cada dez dias, sob a licença CC0.
    4. Foodie’s Feed – imagens de culinária de alta qualidade, mas que não pode usar para revenda.
    5. Death to the Stock Photo – este site é um pouco diferente. Você regista-se com o seu email e recebe mensalmente imagens na sua caixa de entrada. Aqui, você não pode usar as imagens como se fossem suas, ou seja, precisam de referência.
    6. Magdeleine – uma foto de alta qualidade todos os dias e ainda pode pesquisar imagens anteriores no repositório. Há imagens que precisam de referência, mas esta informação é fácil obter, veja o rectângulo vermelho:imagens cc0 e public domain
    7. Public Domain Archive– pode usar todas as imagens para qualquer fim, pessoal ou comercial, sem atribuição de referência.
    8. Good Free Photos – imagens no domínio público tiradas pelos próprios criadores. Oferecem algumas imagens baseadas na localização, com excelente qualidade.
    9. Public Domain Archive – tal como o nome indica, é um repositório de imagens do domínio público.
    10. Google – fiz uma pesquisa usando a seguinte expressão: “cc0 and public domain image repository”. Vai encontrar muitos mais sites, é só escolher o que mais se adequa ao seu tipo de projeto.

Metade da batalha em encontrar grandes imagens para o seu blog ou posts de mídias sociais é saber como você está autorizado a usá-los. Posso editá-los? Posso usá-los sem ligar para a fonte original? Espero que a lista acima torne todo o processo um pouco mais fácil para você.

Conhece algum serviço fantástico que não está na lista, mas é muito bom? Partilhe nos comentários!

Sobre o autor

maxim

Programador full-stack júnior. Trabalho com ASP.NET, JavaScript, bases de dados Microsoft SQL, HTML, CSS. Nos tempos livres gosto de aprender sobre cyber-segurança e inteligência artificial.

Por maxim
echo '';
teaching by showing, learning by doing

Sobre mim

Maxim Stratan

Aspirante a programador. Sou criador deste espaço e quero partilhar aqui tudo o que vou aprendendo sobre programação, e outros temas relacionados com as tecnologias de informação.

Patrocinadores

Facebook do blog